Plantar árvores é devolver à Terra o que dela retiramos: a vida ( Severino Iabá )

domingo, 2 de julho de 2017

REI-BOI-LIÇO ROSADO JUNINO – UMA OCUPAÇÃO ECOCULTURAL PELA CIDADANIA

Quem escreve sobre o vivido, revela  caminhos. Alguns desconhecidos, outros inusitados.
Meu escrever, hoje, volta-se sobre o Rei-boi-liço Rosado Junino, festa comemorativa dos aniversários do escritor João Guimarães Rosa, do Boi Rosado e de seu projeto Boi Rosado Ambiental, com o Rei-boi-liço Rosado, que foi realizado dia 24 de junho,no centro de  Contagem, MG.
A festança começou com um almoço à tapioca, e  o plantio de árvores de pau-brasil, jatobá, aroeira branca, manga, cajá, umbu e graviola branca, dentro do Clube Recreativo Arvoredo, onde fica o Viveiro Vivo Boi Rosado Ambiental. 
Depois, o Boi Rosado e seus amigos saíram em cortejo cantando, dançando e presenteando com flores os moradores dos bairros  Fonte Grande e Bernardo Monteiro.
Ao chegarmos à frente da Casa de Cacos, realizamosum abraço simbólico e o lançamento do movimento cultural “Abrace a Casa de Cacos”.
Para finalizar, foi cantado parabéns aos aniversariantes da festa, doadas mudas de árvores, e servidos canjica, caldos de feijão, mandioca e abóbora.
Participaram desta ação eco-cultural do Boi Rosado, as vozes do Boi Rosado ( brincantes), artistas, ativistas, moradores, estudantes e professores de Contagem e Região Metropolitana, e representantes de movimentos ambientais e culturais de Minas Gerais.
Nessa ação, ocupamos, mais uma vez, territórios do brincar, da cultura e da cidadania, denunciando o abandando da Casa de Cacos, de Contagem e anunciando caminhos mais esperançosos e sustentáveis. Dessa forma, celebramos a vida, e fortalecemos a luta, especialmente,de uma comunidade que há anos luta pela recuperação do seu patrimônio cultural.
A Irmandade e a Sociedade do Boi Rosado agradecem a todos que contribuíram para o sucesso do Rei-boi-liço Rosado Junino, e, em especial, a seus brincantes, amigos, parceiros e colaboradores diretos e os moradores da rua onde fica a Casa de Casas.
No segundo semestre de 2017, esperamos contar com todos na preparação das comemorações dos 10 anos de criação do Boi Rosado, que começará com sua estréia no carnaval de Belo Horizonte e Contagem, em 2018.
Antes disso, faremos ensaios em Contagem e em Belo Horizonte e uma pré-estréia  no Parque Municipal de Belo Horizonte, com o Rei-boi-liço Rosado de Natal.

Atenciosamente,

Severino Iabá, criador do folguedo Boi Rosado.

Abaixo, fotos das ativistas ambientais Ieda Camargos e Teca
















1 comentário:

  1. Coisa mais linda, pena que não pude ir...Tomara que nesse domingo ey possa ir , será meu primeiro dia e com certeza tenho muito o que aprender.
    Eu preciso, nós precisamos , o Brasil e o mundo precisa cuidar dela. Da mãe natureza. Sem ela não há vida. Parabéns a todos .

    ResponderEliminar